domingo, 21 de outubro de 2012

MUDANÇA DE OBJETIVO

E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens.
                                                                                                                 Lucas 5.10

Este versículo do evangelho de Lucas nos dá grandes e poderosas lições. Na verdade, esse é o objetivo da Palavra. Diariamente, ao ler a Bíblia, preste atenção ao que você aprende, pois é desse modo que o Senhor fala. Tudo o que vier a aprender considere como mandamento. Por meio da Sua Palavra, Deus lhe envia o poder necessário para fazer o que Ela lhe anuncia. Portanto, não caia no erro de desprezar o que Ele lhe diz.
Certa vez, Jesus precisou do barco de Pedro (Lc 5.3). Muitas vezes, Ele também precisa de algo seu, e você sente que deve emprestar, mas não o faz. A sua casa, por exemplo, poderia tornar-se, uma vez por semana ou por mês, um local onde outros aprenderiam a Palavra e seriam abençoados. O Mestre mostrava a importância de se fazerem reuniões em que os pobres, doentes e demais sofredores pudessem ser abençoados (Mt 15.29-39; Mc 1.32-34). Hoje, poucas pessoas abrem as portas da sua casa para recebê-Lo, mas o fazem para outros fins.
Após a pregação de Jesus, veio a recompensa. Pedro ficou maravilhado com o que aprendera. Mesmo sendo um pescador experiente, nada havia apanhado; mesmo assim, lançou a rede novamente, obedecendo ao Senhor. O mar não estava para peixe, segundo o lado natural das coisas. Todavia, quem obedece à Palavra vê Seu poder em ação sempre. Então, de um momento para o outro, as redes se encheram de tantos peixes que se romperam (Lc 5.6). Isso mostra que quem segue a direção divina é sempre abençoado.
Pedro e seus companheiros ficaram maravilhados; afinal, o que estavam presenciando ia além da expectativa. Nem em um bom dia de pesca aquilo aconteceria. Que essa lição fique no coração de todos os que emprestam algo ao Senhor, pois Sua recompensa não tarda. Caso Pedro deixasse de lançar a rede e dissesse: “Senhor, não precisa ser agradável… Eu emprestei o barco sem esperar nada”, ele teria perdido a pesca e a lição.
Jesus mostrou a Pedro Sua real intenção: indicar uma mudança de objetivo. Ele continuaria pescador, mas de homens. Seria tanta gente, que o Mestre o advertiu de que não temesse. É de pregadores assim que a Igreja precisa. Pessoas que lançarão redes, as quais virão cheias de peixes. Quem aprende com o Salvador não compara a ordem do Mestre com aquilo que sabe. Finalmente, surpreende-se, pois andar com Jesus é ver milagres a toda hora.
Inicialmente assombrado, Pedro pediu que o Mestre Se retirasse dele (v. 8). As operações divinas causam espanto naqueles com bons propósitos. Esses são os que farão a obra com a ajuda de Deus, pois a santidade é o primeiro elemento necessário para que o Senhor lhe dê um ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário