domingo, 25 de agosto de 2013

PARA QUE NADA FALTE


Acompanha, com muito cuidado, Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte. Tito 3.13

Como líder do ministério aos gentios, Paulo estava formando um povo para servir verdadeiramente ao Senhor e, por dois motivos, pediu a Tito que acompanhasse com muito cuidado duas pessoas enviadas para ministrar em sua igreja, a fim de que nada lhes faltassem. O outro motivo era para que os cristãos aprendessem a aplicar as boas obras nas coisas necessárias. Seria isso também necessário em nossos dias?
Sim, sem dúvida, o mesmo deve ser feito hoje. O apóstolo pediu que Tito desse total atenção a Zenas, doutor da lei, e a Apolo. É preciso sempre honrar aqueles que servem na obra de Deus. Pelo fato de terem sido enviados para ministrar os dons de Deus, a igreja deveria fornecer-lhes a parte material. Ao fazerem isso, os crentes a quem Paulo se refere aprenderiam uma importante lição.
A Palavra diz que devemos honrar aquele que está em posição de autoridade. Como todo mandamento, este também é para ser cumprido. Ademais, tudo o que fizermos a quem, de fato, serve ao Senhor teremos feito ao próprio Deus, ainda que tenhamos dado somente um copo d’água. Fechar a mão e não ajudar os servos do Altíssimo é como dizer que não nos importamos se a obra será feita ou não.
Por outro lado, se os ajudarmos, teremos a recompensa.
Não se deve mandar alguém para pregar a Palavra sem a direção divina, mas também não é certo deixar que o enviado fique à mercê da própria sorte. O pedido do apóstolo a Tito vale para todo aquele que recebe um ministro na seara divina, pois é preciso verificar em que condições ele viverá. Precisamos evitar que o diabo tente o servo de Deus, mostrando que ele não é bem aceito e, desse modo, ele falte no cumprimento do seu dever.
Examinando o ministério terreno do nosso Mestre, vemos que houve ocasião em que Ele proibiu que os discípulos levassem provimentos. Isso ocorreu quando foram enviados às cidades onde Ele haveria de ir mais adiante (Lc 10.2.1-4). No entanto, aquele foi um caso isolado, pois o Mestre queria dar-lhes uma lição de que o importante é confiar no cuidado divino. Eles foram sem nada, mas encontraram lares que os receberam e, depois, confirmaram que nada lhes faltou.
Se o Senhor nos dirigir de igual modo em alguma situação especial, sem dúvida nada nos faltará. No entanto, Ele nos ensinou a não fazer as coisas de qualquer modo, mas, sim, calcular antes de iniciar a construção de algo para nos certificar de que teremos, ou não, os recursos para terminar tal obra. Depois, em outra ocasião, Jesus ordenou que eles levassem a bolsa – suprimentos (Lc 22.36).
O bom é sempre seguirmos a orientação que Ele nos dará em todas as ocasiões. A ordem de Paulo a Tito foi clara: ele deveria acompanhar com muito cuidado os que foram enviados a ministrarem em sua igreja. Ao dar a assistência necessária, os irmãos poderiam preocupar-se somente com o que iriam pregar e, desse modo, a igreja de Tito receberia o suprimento necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário