domingo, 18 de maio de 2014

- DESVIAI-VOS DELES


E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Romanos 16.17

Somos orientados a abandonar determinado grupo de pessoas, as quais se tornaram réprobas e perigosas. Apesar de já terem sido iluminadas, deixaram-se levar pelas mentiras do inimigo e, com isso, perderam a comunhão com Deus. Agora, o diabo as usa para promover dissensões na obra divina. Algumas têm a voz macia, parecem amigas, mas são capazes até de, em obediência a Satanás, ajudar financeiramente um incauto.
Esses indivíduos são perigosos para a fé em Jesus. Paulo chegou a rogar que fossem notados e que os irmãos se desviassem deles. O diabo é pernicioso, e o mesmo se pode dizer de quem se alia a ele. Na obra de Deus, deve haver paz, harmonia e respeito às diferenças, bem como aos diversos ministérios. Aqueles que se colocam na condição de juiz dos servos de Deus haverão de pagar um preço caro por levarem os fracos à perdição.
Em um momento de fraqueza, até o maior santo de Deus pode vir a ser vítima desses desajuizados. Assim ocorreu com aquele profeta que saiu de Judá para profetizar contra o altar construído por Jeroboão. Sem dúvida, ele era verdadeiro profeta, mas deu ouvidos a um profeta velho e mentiroso e, desse modo, foi morto por um leão (1 Rs 13). Cuidado, pois há muitos “profetas” velhos e mentirosos em todas as partes.
Há outros que promovem escândalos. Eles já se perderam completamente, e o que mais querem é desviar outras pessoas do caminho do Senhor. Alguns são ávidos por prostituição, pelo lucro fácil e para enriquecerem com a política ou outras áreas. Essas pessoas não medem esforços para conseguir seus objetivos. Se questionadas, não se importam com a perdição de alguém e respondem que, por serem boas, Deus não as condenará.
A ordem é evitá-las. Se você não vê nada demais em acompanhá-las em alguma refeição ou a outros lugares, pois são suas amigas, você está desobedecendo à ordem bíblica e, por isso, está igualado a elas. Aquele que ama Jesus mantém-se longe desses réprobos. Quem se acha adulto o suficiente para não obedecer a essa ordem não sabe o que significa amar a Deus e também trabalha contra a doutrina da fé.
A pessoa que vive comentando a respeito dos tropeços de alguns fracos, sem dúvida, está promovendo escândalo e, por isso, está incluída na advertência do Mestre de que pagará um preço caro (Lc 17.1,2). Não deixe que sua boca fale mal de algum servo do Altíssimo, pois, caso o faça, você pagará um valor alto por escandalizar um pequenino que crê no Senhor. O melhor é fugir de quem causa dissensões e escândalos.
Se lhe é difícil ou impossível desviar-se dos que ficam à porta da igreja e nas esquinas das ruas falando mal dos que caíram, ore para que o Pai os afaste de você, da sua igreja, e que o seu mau exemplo não contamine ninguém. Esses “filhos estranhos” só se alegram quando tiverem feito alguém se desviar do caminho de Deus. Enquanto temos tempo, devemos fazer bem a todos, mas, principalmente, aos domésticos da fé (Gl 6.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário