domingo, 24 de junho de 2012

IDÔNEOS NA OBRA DE DEUS


Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo, dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Colossenses 1.10-12

O apóstolo Paulo rasgou elogios a respeito da fé dos colossenses, a qual haviam aprendido com Epafras, um fiel ministro do Senhor, pela Palavra da Verdade – o Evangelho. Assim, ao entenderem a graça divina, eles demonstraram um grande amor, gerado pelo Espírito Santo, o que fez com que o apóstolo e seu grupo orassem para que tivessem mais, a ponto de transbordarem no pleno conhecimento da vontade divina e no entendimento espiritual.

O pedido de Paulo, na verdade, era para que eles andassem dignamente diante do Pai, visto que não há outra maneira de agradar a Ele. Ora, como Deus é digno de respeito, honra e louvor, Ele espera que Seus servos não andem de modo vergonhoso, manchando Seu bom Nome e Sua glória, os quais devem ser vistos na vida de todos aqueles aceitos na divina família.

O Senhor deve ser agradado em tudo, pois Ele é puro, perfeito, e nEle não há absolutamente nada de mau ou vergonhoso. Logo, sendo parte do Corpo de Cristo, o mínimo que devemos fazer é agir de modo que Ele seja glorificado. Deus Se agrada quando nos afastamos do pecado, fugimos da aparência do mal e mantemos um coração puro e amável (1 Ts 5.22). Procedendo dessa forma, não haverá quem fale mal do Caminho que Ele nos apontou.

Como qualquer outro povo que ama o Senhor, os colossenses deveriam frutificar em toda boa obra, pois esse é um alvo que devemos perseguir. Cada filho do Altíssimo deve esforçar-se para dar bons frutos, seguindo o exemplo deixado por Jesus. Além disso, a obra de Deus deve ser santa, exatamente como Ele é, e nós não podemos nos excluir dessa responsabilidade, sob pena de sermos condenados por fazer a obra relaxadamente (Jr 48.10a – ARA).

Paulo também demonstrou uma preocupação: os colossenses precisavam crescer no conhecimento de Deus, já que, sem isso, não haveria grandes manifestações divinas entre eles. Ora, os povos que não evoluíram na ciência vivem limitados a saberes primitivos. O Criador nos deixou enormes riquezas que nos ajudam a viver melhor; porém, as pessoas que não as conhecem se privam de dádivas que tornariam a vida mais agradável.

No Senhor, há todo tipo de fortaleza, por isso quem entende e recebe o poder que Ele tem se torna mais forte nas batalhas contra o inimigo. O bom é que essa força já é nossa pela Sua glória, em toda longanimidade, com gozo. Portanto, seja sempre agradecido ao Pai, que o fez idôneo para participar da herança dos santos na luz. Assim, em Nome de Jesus, você terá condições de vencer todas as suas batalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário