sábado, 13 de julho de 2013

INSTRUÇÕES AOS SERVOS


Vós, servos, obedecei em tudo a vosso senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. Colossenses 3.22

O apóstolo Paulo usou exemplos de atitudes comuns em seus dias para dar instruções valiosas ao povo de Deus. Esse também era um dos métodos usados por Jesus para nos orientar a respeito dos assuntos eternos. A relação é válida; Deus é Senhor, e nós somos servos. Nos três versículos seguintes, o autor do texto dá as orientações que farão de todos os servos – dos senhores da terra e do Todo-Poderoso – agentes que agradam ao Onipotente em todos os sentidos.
Os servos deveriam obedecer aos seus senhores em tudo, e essa ordem também diz respeito a nós, que nos intitulamos servos de Deus. Portanto, todos os nossos assuntos e desejos devem ser agradáveis ao Senhor. A ordem que nos for dada deverá ser cumprida de todo o coração; desse modo, haverá aceitação do nosso trabalho e, por conseguinte, recompensa. O que devemos buscar é a aprovação dAquele que é fiel, justo e perfeito.
Aquelas pessoas deveriam servir não só na aparência; afinal, quando o coração de alguém não tem nada escondido, a presença divina habita nesse indivíduo. Cuide para que seu interior não se torne habitação de maus pensamentos e de ideias imundas e malignas. É bom lembrar que a boca fala do que está cheio o coração (Lc 6.45). Deus olha para o nosso espírito, que, segundo a Palavra, é Sua lâmpada (Sl 119.105). A presença divina não habita onde há engano.
Aos que servem a Deus importa agradar a Ele, e não ao homem. Quem deixa de entregar o recado divino para não ofender alguém poderá ser considerado responsável pela perda eterna dessa pessoa. Além disso, o servo tem de agradar ao Senhor até na sua vestimenta; se as roupas do homem interior estiverem sujas, a comunhão será cortada. Mas por que desprezar a santidade, se, ao fazermos isso, nós nos unimos ao demônio?
A orientação de Paulo era que fizessem tudo de coração, como ao Senhor, e não ao homem; dessa maneira, seriam irrepreensíveis. Lute para não ter nada do inimigo com você, pois, se houver, a condenação será inevitável. Então, examine-se agora, já que, havendo uma mentira que seja em seu coração, algo que julga não poder confessar, você não será guardado e protegido pelo Altíssimo. Feche a porta para o diabo.
Por fim, o apóstolo declara que eles deveriam estar cientes de que haverá a recompensa da herança. Isso significa que não prosperaria contra eles nenhuma ferramenta que o diabo tivesse preparado (Is 54.17). Além disso, eles também condenariam em juízo toda língua que se levantasse para acusá-los. O que mais importa em nossa obediência a Deus é que sejamos achados fiéis dentro das direções e dos limites estabelecidos pelo Senhor dos vivos e dos mortos (Rm 14.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário