quarta-feira, 17 de julho de 2013

A BOA DECISÃO DE JOSAFÁ


Antes, buscou ao Deus de seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel. 2 Crônicas 17.4

As decisões que Josafá tomou fizeram a sua trajetória ser linda. Quem fizer o mesmo verá que o Senhor será com ele como foi com os que O temeram no passado. Esse é o tipo de pessoa que o Altíssimo procura para abençoar. Não importa quem vive ao seu lado, faça a diferença. A sua obediência à Palavra de Deus é o que conta. Se alguém desprezar a Escritura Sagrada, sem dúvida virá a perecer.
Ao procurar servir a Deus como fizera Davi, seu quinto avô, e não procurar o misticismo, Josafá deu ao Senhor a oportunidade de operar em sua vida. Mesmo que você não tenha muito entendimento bíblico, proponha-se em seu coração a servir ao Pai segundo o que diz Sua Palavra, e Ele o ajudará a ser bem-sucedido. Quem busca as coisas místicas, ainda que esteja no Evangelho, não terá o auxílio do Altíssimo.
Josafá buscou o Deus que Davi encontrou ainda menino. Essa busca se dá pelo que está registrado nas Escrituras. Você pode fazer a mesma coisa; contudo, não é pelo Deus de Davi ou de Abraão que deve buscar, e sim o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Trata-se do mesmo Deus; porém, como Deus de Davi, Ele não pode operar de modo completo. Mas, como Deus e Pai de Jesus, a Sua operação é ilimitada.
O rei recém-empossado procurou andar nos mandamentos do Senhor. Quem fizer isso verá que foi a melhor decisão que poderia ter tomado. Aquele que cumpre as ordens divinas dá ao Pai as condições para operar nele. Como todas as promessas se cumprem em Jesus, quando cremos, o Senhor as realiza (2 Co 1.20). Os que procurarem andar nos divinos mandamentos saberão como proceder em tudo (1 Co 2.16).
As obras que o reino do Norte praticava atraíam a ira do Senhor. Aquelas tribos mantiveram o nome Israel, mas não respeitaram o Senhor, que os tirara do cativeiro, e, com isso, impediram que Ele as abençoasse. Há cristãos que não veem nada de mais em tomar bebidas alcoólicas ou assistir a “filmes adultos”, em forçar a verdade ou fazer outras coisas pecaminosas. Ora, essas práticas os impedem de ser bem-sucedidos.
O resultado da fidelidade de Josafá foi que o Altíssimo confirmou o reino em suas mãos. Nós fomos feitos reis e sacerdotes para Deus (Ap 1.6). Contudo, não basta ter o diploma; sem tomarmos posse, não poderemos usar a autoridade de soberano. Após a confirmação, vieram os presentes que fizeram Josafá ter riqueza e glória em abundância. Elas podem ser materiais, mas, em primeiro lugar, devem ser de ordem espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário