terça-feira, 11 de março de 2014

NO TEMPO DA TENTAÇÃO


E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo e, no tempo da tentação, se desviam. Lucas 8.13

É importante ver se o seu coração foi transformado. Infelizmente, algumas pessoas ainda não nasceram de novo e, por isso, têm o coração de pedra. No entanto, o Senhor prometeu mudar o nosso coração para um de carne, sensível ao Seu mover, ao Seu toque e à Sua obra (Ez 36.26). Os que não têm essa bênção não conseguem amar a Deus verdadeiramente, por isso, quando a tentação vem, eles caem nela. Quem está sobre pedra não irá muito longe.
As pessoas dispostas a amar a Deus estão à frente daqueles que veem a semente cair à beira do caminho e ser comida pelas aves dos céus (Mt 13.4). Elas fazem mais do que escutar a linda mensagem de Cristo: dão ouvidos ao que o Espírito diz à Igreja. Como o processo do novo nascimento não se completou naqueles que somente receberam a semente, o coração pedroso não permite o desenvolvimento de uma grande produção.
O sinal genuíno de ser abençoado é a alegria sentida por ouvir a Verdade eterna. Isso é muito bonito, mas não é o suficiente para ser uma bênção. É preciso cavar, tirar as pedras, limpar o terreno e, às vezes, até trazer terra de outro lugar a fim de que o local fique cultivável. O Senhor tem muitas sementes para plantar, e, se houver condições, o cristão se surpreenderá em como a sua roça produzirá.
Onde o terreno é pedregoso, a semente solta o broto com rapidez, pois não há muita terra (Mt 13.5). No entanto, logo de início, é possível ver que aquela plantinha não terá futuro, uma vez que faltam nutrientes devido às características do local. Assim, não existe um ambiente propício para um bom crescimento. Portanto, o defeito não está na semente, mas na terra cheia de pedras.
É triste ver pessoas começarem bem na fé em Cristo e, pouco tempo depois, não aparecerem mais na igreja. Algumas voltam às suas antigas práticas que tanto as faziam sofrer. Há quem retorne às drogas, à feitiçaria, idolatria, prostituição, desonestidade e aos demais desvios de conduta. Outras tentam se justificar culpando a igreja, ou até mesmo o Evangelho, por terem abandonado o Caminho.
O Mestre avisou que há tempo de tentação, a qual pode vir sob a forma de desejos pecaminosos ou sofrimentos. O diabo tentou Jesus para que duvidasse da Palavra de Deus; com Pedro, ele o fez temer o futuro, e o seu receio lhe armou laços. Fique atento, pois o inimigo sempre procurará tentá-lo no seu ponto mais fraco.
É lamentável notar que algumas pessoas com o coração endurecido não pedem a Deus que as ajude a limpar o terreno. Por isso, quando a tentação chegar, agirão de acordo com as propostas do diabo. Se você tem um temperamento difícil, guarda mágoa e não se dobra fácil diante do Altíssimo, busque retirar toda sujeira do seu coração para não cair em pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário