terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A DEDICAÇÃO DE UM REI SERVO


Eis que na minha opressão preparei para a Casa do SENHOR cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata, e de cobre e de ferro que nem foi pesado, porque em abundância é; também madeira e pedras preparei, e tu, supre o que faltar. 1 Crônicas 22.14

Ao sentir que a Casa do Senhor deveria ser construída, Davi levou tão a sério a missão, que a comparou a uma opressão. Ele não deu trégua aos seus olhos e logo se pôs a preparar os materiais. Então, quando chegou o momento de começar a construção, por decisão do Altíssimo, o rei “passou o bastão” a Salomão, seu filho; porém, como zeloso pai, deu as informações necessárias para que ele tivesse sucesso.
O amor de Davi por Deus é inquestionável. Isso ficou provado quando ele ouviu do Pai que seria seu filho o construtor do templo e não discutiu, entregando a Salomão o que havia preparado. É assim que deve proceder todo aquele que, de fato, ama o Senhor e a Sua obra, porque os que são verdadeiramente salvos se dão a conhecer pelo cuidado que têm com o chamado divino, tanto aqui como no exterior.
O rei havia providenciado materiais em abundância para que não sofresse solução de continuidade por falta de recursos. Isso nos ensina que devemos ter o mesmo cuidado com o que Deus coloca em nossas mãos. Ter zelo, prontidão e um coração inteiro se faz necessário para a obra, pois, de outro modo, o Altíssimo poderá escolher outros, e nós perderemos a bênção. É um privilégio sermos chamados por Ele.
Quando ouviu do Senhor que não seria o construtor do templo, Davi não chorou nem ficou resmungando. Ora, não importa quem o Altíssimo usa, mas, sim que o serviço divino seja feito. Como servo, o rei sabia que Deus tinha motivos justos para dar a outro a missão de edificar o lugar que seria uma das grandes maravilhas do mundo dos homens – onde o Pai abençoaria todo o povo.
Prontamente, o homem segundo o coração de Deus “passou o bastão” para seu filho, conforme a direção divina. Ele entendia que as decisões do Senhor deveriam ser cumpridas. A mão do Todo-Poderoso já o havia usado muitas vezes para abençoar os israelitas; agora, era a vez de outra pessoa fazer a obra. Assim devem agir todas as pessoas que desejam ser verdadeiramente servas do Onipotente; afinal, tenho certeza de que Ele abençoaria outro que tivesse sido escolhido.
Davi abriu o seu coração e deu a Salomão as orientações que conhecia para que o grande templo fosse edificado. Se as tivesse guardado para si, teria ofendido o Senhor e se afastado dEle ao mesmo tempo. Cuidado para que o seu coração não seja mau para quem quer que seja e, principalmente, para com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário