terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

VEJA A SUA TERRA


Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.  Gênesis 13.17

Após um incidente no Egito, quando Abraão quase perdeu a esposa (Gn 12.10-20), o patriarca decidiu acabar com tudo aquilo que tirava a sua paz. Então, chamou Ló, seu sobrinho, para sugerir que se separassem, pois os pastores de ambos estavam causando algumas situações desagradáveis. Ele não se importou com a atitude carnal de Ló quando este escolheu as campinas regadas do Jordão. Então, o Senhor ordenou a Abraão que percorresse a terra, pois esta lhe seria dada.
O que aconteceu no Egito marcou Abraão para sempre. De repente, o que ele temia lhe sobreveio, pois Faraó tomou sua esposa para ser mais uma de seu harém (v. 14,15). Deve ter sido uma época de muita aflição para o patriarca; porém, ao mesmo tempo, durante aquela provação, ele provou que tinha confiança no Senhor. Como resultado, viu a proteção divina agir em seu favor, impedindo que o monarca egípcio tocasse em sua querida Sara.
Voltando da terra de Cão, Abraão viu que havia brigas entres os seus pastores e os de Ló; então, resolveu dar um fim a esses inconvenientes. Se Ló continuasse ao lado de Abraão, a briga dos pastores tiraria a paz do patriarca. Era evidente que ele não queria isso, pois, sem paz, o inimigo encontraria brechas para atuar. Por outro lado, resolvendo o assunto com o sobrinho, ele poderia viver tranquilo.
Então, de modo claro, Abraão chamou o sobrinho e propôs separação. Como a proposta era do patriarca, ele deu a Ló a preferência na escolha. Para que uma separação seja tranquila e não acarrete nenhum tipo de mal-estar, a pessoa deve mostrar as opções e deixar que a outra parte decida pelo que acha melhor. Quem agir de modo correto não deixará dúvida da sua intenção. O pior que pode acontecer em uma situação como essa é suspeitar ter sido passado para trás.
O sobrinho Ló sabia que Abraão tinha a bênção; contudo, ao ver as campinas do rio Jordão – as quais eram férteis e banhadas em águas –, seus olhos se abriram, e ele disse que era para lá que iria. Abraão, não se mostrando chateado, partiu em direção às montanhas. O sucesso sempre segue a pessoa que possui a bênção, não importa para onde ela vai. Deus sempre honra aquele que O honra; por isso, o melhor da vida é deixar que Ele o guie em tudo!
O Altíssimo aprovou a atitude de Abraão e, como recompensa, ordenou que ele percorresse a terra em sua extensão e largura, pois Deus a concederia a ele. Quem colocar os olhos no Senhor verá que Ele faz as suas linhas caírem em lugares deliciosos e seguros (Sl 16.6). Aquele que se deixa governar pela cobiça ou por outro sentimento maligno, mais tarde, concluirá que não fez bem. Portanto, jamais se queixe do lugar onde o Altíssimo o coloca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário