domingo, 23 de setembro de 2012

DEUS FORMA O NOSSO ESPÍRITO


Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. 
                                                                                                                                            Jeremias 1.5

O ser humano é muito mais que o fruto do relacionamento entre um homem e uma mulher. Ele faz parte do plano e da aprovação de Deus, que o fez completo, precisando apenas passar pelo novo nascimento em Cristo. Quando isso acontece, ele adquire condições de assumir a missão destinada pelo Criador, a obra para a qual Ele o formou. Como o Senhor é perfeito no que faz! Resta apenas nos livrarmos da queda que tivemos em Adão.

O Altíssimo disse a Jeremias que fora Ele mesmo quem o formara. O espírito do homem – a sua verdadeira pessoa – foi formado pelo Senhor. O Todo-Poderoso também afirma nesse versículo que, antes que nos formasse, Ele nos conheceu. Isso significa que nos planejou e viu que sairíamos do modo como Ele planejava. Então, “colocou as mãos na massa” e nos fez segundo a Sua capacidade. Isso é maravilhoso!

A semente que origina um corpo é dada pelo pai e desenvolvida no ventre da mãe. Por outro lado, Deus disse: Antes que eu te formasse. Aqui, o Senhor está falando sobre a nossa verdadeira pessoa: o espírito. Não importa se o ato que dá origem a uma pessoa foi realizado dentro ou fora do casamento. Quem o fizer de modo errado dará contas ao Senhor do ato pecaminoso que praticou. A diferença reside no fato de que o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito (Jo 3.6).

Quando há o encontro do espermatozoide com o óvulo, uma nova vida inicia seu processo de formação. Naquela fração de segundo, o Senhor forma nosso espírito, com toda a capacidade para cumprir o plano dEle. Certamente, não dispomos de todas as informações de como todo esse processo ocorre, porém o mais importante é saber que Ele está presente antes mesmo do início da nossa vida, que vem dEle.

Onã, um dos filhos de Judá, cumprindo a lei do levirato, casou-se com a mulher do seu irmão Er, que, por ser perverso, Deus matou (Gn 38.7). Ao ter relações com ela, Onã deveria suscitar descendência ao seu irmão morto, segundo o preceito divino. No entanto, como não queria fazê-lo, deixava cair na terra o seu sêmen; por isso, foi morto por Deus (v. 9,10). Como ficam, então, as pessoas que não querem ter filhos? É bom pensar nisso, pois os filhos são a herança do Senhor (Sl 127.3).

Devem pensar nisso também os médicos que realizam o aborto. O Criador deu a vida ao que chamam de feto, mas, antes que este venha à luz, o médico, sentindo-se no direito de intervir no plano divino, arranca-o e lança-o fora. No Dia do Juízo, da prestação de contas, como ficarão os legisladores que apoiam o aborto ou os juízes que o autorizam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário