segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GRANDE RESPONSABILIDADE


E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual maioral entre eles. 
                                                                                                                                  Números 13.1,2

Os 12 homens enviados à Terra Prometida como espias tinham uma grande responsabilidade, pois a felicidade deles e do povo dependia do que relatariam na volta. Deus esperava que eles olhassem a Terra segundo o Seu Espírito, já que, assim, voltariam com boas notícias, as quais intensificariam a fé do povo. Isso é o que devemos fazer em tudo o que o Senhor nos dirigir, procurando sempre o apoio e a ajuda dEle para cumprir o que nos for ordenado.

Toda missão que o Altíssimo nos dá é de grande responsabilidade. Logo, quem não a cumprir com a ajuda dEle fracassará, causando grande prejuízo a si mesmo e a quem lhe der ouvidos. Ora, o diabo não quer que o servo de Deus seja vitorioso na obra que lhe foi dada. Ao contrário, para ele, quanto mais você se amedrontar, melhor será, pois isso fará com que os planos divinos em relação à sua vida sejam impedidos.

Os espias estavam preparados para servir ao Todo-Poderoso, mas se deixaram convencer por Satanás. Então, cuidado, pois o inimigo ronda todo aquele que Deus levantou para realizar algo na Sua obra (1 Pe 5.8). Apesar de sermos chamados pelo Altíssimo e, aos olhos do mundo, estarmos capacitados para o arado, somente com a misericórdia divina e a ajuda dos Céus é que conseguiremos cumprir o que nos foi ordenado.

Quando Deus o enviar a certa região do país ou do exterior, vá. Se sentir a necessidade de se consagrar a fim de ser usado de modo diferente, não deixe o inimigo convencê-lo do contrário. Quem confiar na força do Espírito Santo chegará exatamente ao destino que o Senhor tem preparado para os Seus, porque, ao sermos dirigidos por Ele, passamos a ver as coisas como Ele as vê.

Se o inimigo vier com uma proposta de independência, não se insurja contra a verdadeira sabedoria (Pv 18.1), pois isso será um sinal de que seus interesses estão falando mais alto. Somente o Pai celestial tem o direito de escolher quem fará algo diferente dentro da Sua Igreja.

Os espias foram maus e aceitaram a impressão que o maligno os fez sentir. Com isso, desonraram a Palavra de Deus, fazendo toda a congregação se sentir traída (Nm 14.1,2). Como resultado, dez dentre eles – além dos demais homens que, naquele dia, tinham de 20 anos para cima – foram impedidos de entrar na Terra da Promessa e morreram no deserto (Nm 14.28-30).

Aprendemos, com isso, que a rebeldia exige um alto preço da pessoa que a cultiva, porque despreza a Palavra de Deus; portanto, não a tenha em seu coração. O ex-líder que se desviou, por exemplo, não serve para ser seu conselheiro, pois sabemos que de uma fonte amarga jamais sairá água doce (Tg 3.11,12). Seja sábio e siga a direção do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário