quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O REI QUE NÃO APRENDEU A LIÇÃO


Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 
                                                                                                                                                 2 Reis 1.3

O fim que os rebeldes Acabe e Jezabel tiveram não serviu de lição para seu filho Acazias, que, não se impressionando com o exemplo de rebeldia de seus pais, deu continuidade aos mesmos pecados cometidos por eles. Hoje, muitos têm vivido experiência, parecida, pois, mesmo vendo o inimigo destruir alguns familiares, não buscam o Senhor. Sem dúvida, há uma autoridade do Inferno dominando famílias inteiras, e é preciso ter a unção divina para que se quebre essa operação maligna.

Acazias poderia ter tido um futuro brilhante, pois, em seus dias, ainda habitava em Israel o profeta Elias. Por certo, ele soube do que Elias fizera com seu país, quando fechou os céus para que não chovesse e, por mais de três anos, não caiu um pingo de água (1 Rs 17.1-7). Também estava ciente do destino que tiveram os profetas de Baal e os do poste-ídolo (1 Rs 18.20-40). Contudo, quem é dominado pelas forças das trevas não consegue enxergar a luz, pois somente com a libertação de Deus o homem desperta.

O rei Acazias caiu das grades de um quarto alto e adoeceu. Porém, em vez de buscar a ajuda do verdadeiro Deus, preferiu clamar a um falso deus, chamado Baal-Zebube, deus de Ecrom (2 Rs 1.2). Com essa decisão, era como se declarasse que não queria nada com o Senhor, o Todo-Poderoso. O mal enfeitiça e, embora o rei soubesse que ninguém havia sido ajudado por esse falso deus, não conseguiu enxergar que apenas o Altíssimo tem poder para abençoar.

Deus teve misericórdia de Acazias ao mandar Elias encontrar os servos do rei que iam em direção ao demônio para perguntar se aquele governante seria curado ou não. Quando esses mensageiros deram a notícia ao seu senhor, este poderia ter pedido ao profeta de Deus que orasse por ele, mas continuou no caminho do erro. Na verdade, Acazias enviou mensageiros para buscar Elias, mas não era boa sua intenção; por isso, eles pereceram sob o fogo que caiu dos Céus.

A sentença veio a seguir: o rei morreria daquele mal. Como o pecador é cego! Em nossos dias, também testemunhamos muitas pessoas procurando ajuda dos demônios. Porém, embora saibam que não conseguirão êxito algum, não acordam e continuam na provocação.

Por que abandonar o Deus único e verdadeiro – que é amor – e, por isso, deseja libertar-nos de todo engano e sofrimento? Lembre-se de que os que confiarem no Senhor, que não se deixam levar pelas mentiras do diabo, serão sempre bem-sucedidos (Sl 128.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário