terça-feira, 8 de abril de 2014

CORAÇÃO CHEIO PELO DIABO


Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Atos 5.3

O coração do homem, o seu espírito, foi feito para ser habitação de Deus. Quando a pessoa se converte, logo é purificada de seus pecados e, ao ser batizada nas águas, vê a sua antiga natureza – o velho homem – ser sepultada, e o Pai o enche com o Espírito Santo. No entanto, alguns, apesar da grande obra que o Senhor fez por eles, deixam-se levar pelas tentações e, com o tempo, de tanto errarem e não se arrependerem, o seu espírito se torna cheio de Satanás.
Ananias é um desses exemplos. Ele viveu nos dias em que o Senhor estava edificando a Sua igreja. Teve a oportunidade de ver Pedro, bem como os demais apóstolos, ser usado pelo Espírito Santo, como Jesus havia sido (At 4.33). Naquela atmosfera santa, Ananias não vigiou e caiu na tentação do diabo; com isso, foi fulminado na presença de todos (At 5.5). Ao longo dos meus anos de salvo, também já vi muitos cristãos se desviarem e se perderem para sempre.
Satanás não tem a capacidade de entrar na vida de nenhum filho de Deus, a menos que este o deixe (1 Jo 5.18). É triste, mas temos ouvido falar e visto muitos crentes se tornarem adúlteros, mentirosos, ladrões etc. A pergunta que não encontra resposta lógica é: por quê? Não dá para entender como alguém decide se fechar para a obra do Espírito Santo, o qual o convence do erro, e se entrega de corpo e alma ao inimigo (Jo 16.8).
Pedro também não entendeu e perguntou: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração? Para o apóstolo, isso não deveria ter acontecido jamais. Por que uma mulher trai o marido e, depois, passa a vida toda insistindo que a filha, ou o filho é dele, quando até a aparência da criança prova o contrário? Ela não vê que está deixando Satanás tomar conta dela? Além de adúltera, tornou-se mentirosa. O pior é que os mentirosos provarão a segunda morte (Ap 21.8).
Por seu turno, há maridos que fazem o mesmo. E o que dizer de quem rouba a casa de Deus, o patrão ou um estranho? A ordem de Jesus é vigiar para não entrar em tentação (Mt 26.41). A mentira de Ananias foi feita ao Espírito Santo, que é o Espírito da verdade (Jo 16.13). A traição conjugal também é feita a Ele, que é o Espírito de santidade e fidelidade. Cuidado! Pecado contra o Espírito Santo não terá perdão (Mc 3.28,29).
A propriedade era de Ananias; portanto, ele poderia ter ficado com o valor da venda. O erro dele foi mentir, dizendo que a sua oferta correspondia ao valor total. Ele queria o aplauso de todos. O engano sempre é pior que o erro. O Espírito de Deus deve ter insistido com Ananias para que contasse a verdade, porém ele preferiu o caminho da morte.
De um lado, o Senhor sempre está nos orientando a andar pelo caminho do bem (Dt 30.19). Do outro está o diabo ensinando-nos a ser um pouco “espertos”. Verifique o que você diz, faz e confessa. Se deixar o maligno encher o seu coração, chegará a hora em que você não dará mais importância à verdade. Então, não permita que isso ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário