sexta-feira, 27 de julho de 2012

CONDIÇÕES PARA VOCÊ VENCER 1


Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. 
                                                                                                                                       Isaías 1.16

No versículo 7 do livro de Isaías, o Senhor diz, por intermédio do profeta, que a terra estava assolada; as cidades, consumidas pelo fogo; a lavoura, devorada diante deles por estrangeiros. A terra se achava devastada, como em uma subversão de estranhos. Em outras palavras, o caos estava instalado na Terra da Promessa. Infelizmente, hoje, o mesmo tem acontecido com muitas pessoas de Deus. Se não houver arrependimento verdadeiro, ficará ainda pior.

Nesse relato, alguns remanescentes da fé impediram aquela terra de se tornar Sodoma e Gomorra. Em seguida, o profeta chamou as autoridades de príncipes de Sodoma, e os habitantes, de povo de Gomorra. Deus usou o profeta para dizer que todos deveriam parar de fazer sacrifícios, já que não suportava mais a iniquidade misturada às ofertas. Ele também perguntou quem havia pedido que pisassem Seus átrios e determinou que parassem com sacrifícios e festas (Is 1.9-14).

O Altíssimo disse ainda que escondia Seus olhos quando eles clamavam. Quando se multiplicavam as orações, Ele não as ouvia, pois as mãos deles estavam cheias de sangue (Is 1.15). Assim como o povo de Israel, há muitas pessoas que se enganam, acreditando que podem errar e, depois, fazer uma oração para tudo ficar bem. Na verdade, é preciso haver arrependimento sincero.

Por essa razão, Deus instruiu Seu povo a se lavar. Ora, essa é uma obra feita em oração, na qual a pessoa abre o coração e se arrepende de seu pecado. Contudo, há muitos que erram e confessam friamente que pecaram, repetindo, em seguida, os mesmos atos. Quem assim procede não sabe que um dos sinais de ter sido perdoado é a paz que invade o coração (Fp 4.7), mostrando que a comunhão com o Pai foi restabelecida.

Lavar-se é confessar o pecado com o coração verdadeiro e contrito, suplicando que a alma seja purificada da mancha que se grudou nela. Sem purificação, não haverá a volta da comunhão. Ora, engana-se quem pensa que Deus permite ou não vê certos erros. Ele é bom, mas Sua benignidade não deve ser confundida com permissão para atos pecaminosos.

Se a maldade – que é um ato espiritual patente aos olhos do Senhor – não for tirada, a pessoa não será aceita na presença de Deus. Logo, ao olhar para ela, o Altíssimo sabe qual a intenção dela no momento do erro, e, enquanto o mal não for eliminado, ela continuará a ser impulsionada a outros pecados.

Quem procura estar bem com Deus e, assim, garantir a felicidade eterna precisa parar de fazer o mal. Todavia, se continuar com atitudes que impedem o Senhor de operar em sua vida, suas petições não serão atendidas por Ele. Ora, se hoje, com a graça em vigor, o Pai celeste age assim, imagine nos tempos de Juízo, quando ela não estará presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário