quarta-feira, 12 de junho de 2013

MAJESTOSO MINISTÉRIO


Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5.19

Independentemente da atividade que você desempenha, a sua maior missão deve ser cumprir o ministério da reconciliação. Para isso, estude o que essa palavra significa, a fim de não imitar os religiosos, que, muitas vezes, por puro zelo e sem fundamento bíblico, lançam nas trevas as pessoas que não atendem às suas “doutrinas”. Pelo modo como agem, esses “reconciliadores” mais parecem dispersadores.
Reconciliar é levar um amigo ferido a perdoar ao ofensor. Isso é o que devemos fazer. É claro que o ofensor precisa ser tratado com jeito, pois o orgulho humano não o deixa reconhecer que está errado, que fez o que não é bom e, por isso, deve pedir perdão por seus atos. Ora, se alguém procurar uma pessoa que cometeu um erro e ofendê-la pelo seu procedimento, provavelmente ela se revoltará contra tal “apaziguador”.
O reconciliador tem de ser um indivíduo que usa de sabedoria, sabe aproximar-se de alguém que cometeu um fato grave e procura fazê-lo ver que não foi boa a sua ação. Então, deve mostrar-lhe que o ofendido está pronto para restaurar a amizade e vale a pena voltar ao convívio de tal pessoa. Assim, quando o tiver convencido disso, será fácil fazer com que os dois se reconciliem. É essa a atitude que precisamos tomar com os perdidos.
Temos melhores argumentos, pois a verdade é que, se a pessoa não se reconciliou com Deus, não desfrutará do amor do verdadeiro Pai e, por isso, não será protegida das investidas malignas; por fim, quando morrer, será lançada no lago de fogo ardente (Ap 21.8), de onde jamais sairá. Será eterno o suplício de quem não se reconciliar com o Pai de amor. Se mostrarmos isso com sabedoria, não haverá quem não queira acertar-se com Ele.
O Evangelho não é uma religião que disputa com as outras pela alma do pecador. Ele é a Boa Notícia que todos precisam escutar a respeito do que já lhes está preparado. Os que derem ouvidos ao que o Senhor fala serão libertos do reino das trevas e transportados para o Reino de Jesus (Cl 1.13); com isso, seus pecados serão lançados nas profundezas do mar (Mq 7.19). Uma vez salva, a pessoa fica livre das opressões de Satanás.
Não tente discutir religião nem fale sobre a conduta de ninguém. Mas, com calma, amor e unção de Deus, dirija-se a quem ainda não conhece o amor de Cristo e mostre-lhe que Deus está pronto a recebê-lo e a fazer dele um vencedor. Assegure-o de que, se tomar a decisão de servir a Deus de todo o seu coração, ele será recebido pelo Senhor como filho, e, no mesmo instante, seu pecado será perdoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário