sexta-feira, 28 de junho de 2013

OUSADO EM SERVIR AO SENHOR


E exaltou-se o seu coração em seguir os caminhos do SENHOR e ainda tirou os altos e os bosques de Judá. 2 Crônicas 17.6

Logo que Josafá assumiu o reino de Judá, tratou de fortificar o seu país contra os revoltosos que mantiveram o nome de Israel. Isso nos ensina a fortalecer os nossos pontos fracos e fortes, a fim de não cairmos em tentações. Ele colocou guarnições nas cidades que seu pai havia tomado, pois não queria perder nada. A Bíblia nos manda guardar o que temos para que ninguém tome a nossa coroa (Ap 3.11).
Josafá começou a procurar o Deus de seus pais e andar nos Seus mandamentos. Ele não buscou a feitiçaria, como faziam os habitantes de Israel. O resultado não podia ser outro: o Senhor foi com ele. De que mais precisava esse governante? Ora, se você tiver o Onipotente do seu lado, ainda que haja partes fracas em sua vida, a tentação não irá vencê-lo. Os que forem fracos de saúde ou lentos para tomar decisões e resistir ao tentador devem fortificar-se em tudo.
Josafá viu que o Altíssimo havia confirmado o reino em suas mãos. Então, todo o povo de Judá levou-lhe presentes, acrescentando-lhe riquezas e glória em abundância. Busque, você também, essa experiência, pois fomos feitos para o nosso Deus como reis e sacerdotes (Ap 1.6; 5.10). Se o reino não for confirmado, haverá ataques do adversário, tanto no interior como no exterior; porém, quem tiver o reino confirmado receberá pleno domínio sobre o que lhe pertence.
Ao ver o seu governo estabelecido pelo Altíssimo, ao contrário de muita gente que O abandona quando as coisas vão bem, Josafá se tornou ousado em seguir o Senhor. Isso impressionou o escritor sagrado; afinal, que palavras mais bonitas poderiam ter sido usadas para definir a fé que aquele homem de bem possuía? Deus tem procurado esse tipo de filho que fará o mesmo em nossos dias, para o qual não haverá limites.
Quando a fé vai bem, os sonhos voltam a aparecer, as determinações se cumprem, e todos se beneficiam. O rei providenciou mestres para irem a todas as cidades ensinar a Lei do Senhor, os quais levavam consigo o Livro Santo. Se não tiver o Livro de Deus, você não conseguirá transmitir a verdade aos seus e, com isso, não irá levá-los a ser pessoas de bem. Isso porque é a Palavra que desperta, dá vitória e impede a degeneração das virtudes.
O resultado foi que o temor do Senhor veio a todos os reinos que havia ao derredor. O mesmo precisa acontecer com a sua pessoa. Nenhum daqueles reinos fez guerras contra Josafá, e até os arábios e os filisteus, eternos inimigos do povo do Senhor, levavam-lhe presentes como tributos. Além disso, só havia boas notícias para ele, que se engrandeceu em extremo e edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário